Atendimento : 67 3312 3300
botão whatsapp #QueroSerUCDB

Aulão Enem UCDB compartilha orientações para uma Redação nota 1000

Por: Silvia Tada | Em: 31 out 2025


 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem início em 10 dias e a ansiedade atinge os vestibulandos. Para orientar de maneira descontraída e em uma aula diferente, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) uniu-se ao Colégio Salesiano Dom Bosco para um Aulão, realizado na noite de ontem (30), com a participação de centenas de estudantes.

O evento teve a presença do diretor do Dom Bosco, Pe. Wagner Galvão, e do Pró-Reitor de Administração da UCDB, Taner Bitencourt. “Que todos possam fazer um Enem abençoado. Quando colocamos Deus naquilo que sonhamos, eles se tornam realidade”, desejou o gestor do colégio, dando as boas-vindas aos estudantes.

Atentos, ouviram as dicas das professorasEliane Santos Paulino e Lorhaine Felipe do Amaral Barros que em formato de bate-papo relembraram os candidatos sobre as cinco competências da Redação do Enem, dentre elas norma culta, estrutura dissertativa, áreas de conhecimento, seleção e organização de ideias, coesão e coerência e proposta de intervenção. “É importante lerem a cartilha do participante do Enem tendo em vista que ela traz algumas novidades, em especial sobre os perigos dos repertórios de bolso, isto é, a importância de usar argumentos pertinentes e produtivos a fim de deixar o texto bem argumentado, com bastante autoria, sem nenhuma menção ou hipótese de texto máscara”, destacou Lorhaine.

As docentes também comentaram sobre possíveis temas da Redação dentro de eixos temáticos (educação, tecnologia, saúde, meio ambiente etc.), tudo com descontração e criatividade, dentro do universo do “Enemflix” criado pelas professoras.

A professora do curso de Psicologia da UCDB, Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar conversou com os alunos sobre o controle da ansiedade para a prova e nutricionista Gislayne Miranda deu dicas sobre os cuidados com a alimentação pré-Enem. 

As amigas Gabriella de Arruda, de 17 anos, e Emanuelli Kanashiro, de 16 anos, são estudantes da Escola Estadual Fausta Garcia Bueno e compareceram ao Aulão na expectativa de aprender mais e ficarem mais calmas para a prova. “Está chegando a data da prova e vamos ficando mais tensos. Vir a eventos assim ajuda a relembrar os conteúdos”, afirmaram.

Os participantes do Aulão do Enem puderam conhecer mais sobre os cursos de Psicologia, Medicina Veterinária, Agronomia, Direito e Odontologia da UCDB. Também puderam retirar picolés e pipoca antes do início do evento.

 

Clique na foto principal e navegue pela galeria de fotos