Atendimento : 67 3312 3300
botão whatsapp #QueroSerUCDB

Vestibular 2020: UCDB inova com Trilhas e inicia projeto inédito no País

Por: Ass. Imprensa UCDB | Em: 13 nov 2019


 

Andréia é acadêmica de Fisioterapia da UCDB e vê nas redes sociais uma forma de compartilhar informações de saúde para seus amigos, além de ser uma potencial ferramenta para divulgar seu trabalho. Pensando nisso, além das disciplinas regulares da sua graduação, a acadêmica escolheu cursar disciplinas em Administração, Publicidade e Propaganda e em Marketing e concluir o nível superior como uma fisioterapeuta com certificação em Marketing Digital.

Assim funcionam as Trilhas UCDB, um programa inédito no País, que permite ao acadêmico trilhar o seu próprio caminho dentro da universidade. A partir de 2020, todos os acadêmicos e egressos da graduação terão a opção de cursar um conjunto de disciplinas que serão certificadas. No total, foram montadas 34 trilhas.

“Não é disciplina optativa, não é pós-graduação, não é extensão. São certificações e se encaixam na legislação dos cursos sequenciais, de 2017. Aqui, o aluno irá customizar seu conhecimento e viver intensamente a interdisciplinaridade. Um aluno de Publicidade, conviverá com o da Filosofia, da Veterinária, da Engenharia. São muitas possibilidades”, detalhou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Gillianno Mazzetto.

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, as Trilhas são componentes do Programa Pedagógico Institucional, que na UCDB é denominado Conecta Vidas. “A UCDB está se reinventando para formar pessoas capazes de se transformar. A partir de 2020, as mudanças estarão mais evidentes em sala de aula. Tudo foi pensado para que os acadêmicos tenham um ‘algo a mais’ na profissão que escolheram. Todas as mudanças que o PPI deve trazer vão enriquecer a formação e realmente ser um diferencial competitivo”, destacou.

Vestibular

Para fazer parte desse novo conceito de educação, os estudantes devem aproveitar as inscrições abertas para o Vestibular UCDB 2020 até dia 19 de novembro. Neste processo seletivo, há seis novos cursos: Big Data e Inteligência Analítica (tecnológico/noturno), Engenharia Agrícola e Ambiental (bacharelado/matutino), Engenharia de Alimentos (bacharelado/noturno), Engenharia de Produção (bacharelado/noturno), Gastronomia (tecnológico/noturno) e Gestão de Recursos Hídricos (tecnológico/noturno). E mais outros cinco cursos já tradicionais na Católica, que passam a ser oferecidos também no período noturno, atendendo demanda crescente: Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, além de Redes de Computadores (tecnológico/noturno) que volta a ser oferecido no próximo ano.

Além das novas opções, os vestibulandos poderão escolher, ainda, as mais de 35 graduações presenciais tradicionais da UCDB, com qualidade já comprovada, divididos entre bacharelados, licenciaturas e tecnológico. Os bacharelados são: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Teologia e Zootecnia. Entre as licenciaturas, a UCDB oferta vagas para Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia, além do tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Na modalidade a distância, oferecida pela UCDB Virtual, são mais 21 cursos com inscrições abertas nesse processo seletivo de verão: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Filosofia, História, Letras, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Processos Gerenciais, Secretariado, Serviço Social, Teologia e os cursos de Gestão Comercial, Cooperativas, Pública, Ambiental, Financeira, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Notariais. Os detalhes dos cursos e formas de ingresso podem ser consultadas no site www.virtual.ucdb.br.

A prova será aplicada no dia 24 de novembro. Além do tradicional processo seletivo da UCDB, os candidatos têm outras duas opções de ingresso: utilizando a nota do Enem ou a do Desafio UCDB.

A Universidade possui ainda convênios com a Polícia Militar, Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Adepol) e Escola de Governo garantindo 25% de descontos para novos alunos. No caso de transferências externas os acadêmicos também terão vantagens de até 25% para concluir o curso na Católica, assim como aqueles que pretendem fazer a segunda graduação na Instituição (egressos têm 30% e formados em outras instituições, 20%).

Confira o vídeo institucional do projeto Trilhas UCDB.